Vizinhança Solidária

Parquinho Infantil
novembro 22, 2017
1ª Assembleia do ano no Spazio Único
Janeiro 12, 2018
Exibir tudo

Lançamento do Projeto Vizinhança Solidária

O projeto Vizinhança Solidária se caracteriza pela vigilância mútua e troca de informações entre os moradores. O objetivo da ação é dividir com a sociedade a responsabilidade e a integração pela segurança pública e a paz comunitária. Na cidade de Uberlândia há cerca de 264 células do projeto, que estão espalhadas em diversos bairros da cidade. No condomínio Spazio Único, o projeto foi implantado em agosto do ano de 2017.

 

Lançamento do Projeto Vizinhança Solidária

O projeto Vizinhança Solidária propõe a observação compartilhada. “Não se trata de segurança privilegiada nem que haverá atendimento exclusivo. A rede funciona para troca de informações e visa que as pessoas mudem seu comportamento quanto à segurança pública e fique mais atenta a situações que fujam da normalidade, inclusive informado a polícia”, afirmou o sargento Heverton.

Para combater a criminalidade, o projeto incentiva que os próprios moradores se tornem os olhos da polícia. “Quando as pessoas de uma comunidade interagem e se conhecem, a preocupação com os interesses da coletividade aumenta, inclusive com questões de segurança pública, criando um sentimento de reciprocidade de obrigações e interesses, tanto entre os cidadãos como entre estes e os órgãos de segurança”, explica o policial.

 

Como funciona:

  • Os vizinhos se encontram periodicamente para discutir ações coletivas relacionadas à segurança;
  • Compartilham dados de contatos para troca de informações em casos de emergências. (É recomendada a criação de um grupo de WhatsApp para facilitar a comunicação);
  • O grupo mantém contato periódico com a Policia Militar.

 

Dicas de segurança:

  • Qualquer atitude suspeita deve ser comunicada a polícia militar pelo telefone 190;
  • A porta de entrada dos blocos deve ser mantida sempre fechada;
  • Em caso de viagem ou ausência por períodos longos, comunique aos vizinhos mais próximos;
  • Tenha o telefone de alguns vizinhos para casos de emergência.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *