Dicas para viver bem em um condomínio

Relatórios de controle do Ecoponto do Spazio são divulgados
agosto 10, 2018
Como as regras de condomínio funcionam e quais são as principais?
agosto 27, 2018
Exibir tudo

Para quem nunca morou em um condomínio, pode ser difícil entender a rotina desse tipo de moradia, bem como as regras que são estabelecidas aos moradores. Nesse contexto, surgem dúvidas recorrentes quando o assunto são questões como despesas, normas de convivência, vagas de garagem e uso de áreas comuns. Pensando nisso, o Spazio Único preparou algumas dicas para os condôminos de primeira viagem e também para aqueles que já moram em um condomínio há algum tempo, mas querem melhorar seu modo de vida nesse local.

 

Conheça o regulamento do condomínio

 

Na maioria das vezes, as regras dos condomínios são postuladas em um documento único, como, por exemplo, um manual, cartilha ou até mesmo disponibilizado de forma online. O formato não importa, desde que você procure a administração do prédio para solicitar esse documento, pois ele será importante durante todo o período em que morar no condomínio. Nesse material estarão informações como regras de convivência, normas de utilização dos espaços e demais pontos relevantes para a organização do condomínio.

 

Participe das reuniões

 

Quando se mora em um condomínio, as decisões do síndico e da administração do condomínio são tomadas levando em consideração o que foi deliberado nas reuniões e assembleias com os moradores. Por isso, é essencial que a participação nesse tipo de reunião seja uma prioridade. Além disso, é também nesses momentos que é possível retirar dúvidas, expor problemas e resolver determinados conflitos. Não encare as assembleias como um momento monótono ou improdutivo, pois ao participar delas você poderá colaborar para que as melhorias no condomínio sejam decididas democraticamente.

 

Respeite seus vizinhos

 

Conviver com pessoas de diferentes estilos e personalidades não é uma tarefa muito fácil, principalmente quando essa convivência é diária e rotineira. Entretanto, é preciso levar em consideração que todas as pessoas, independentemente do seu modo de ser e agir, merecem respeito, assim como nós também devemos ser respeitados. Num condomínio, a regra da boa convivência e do respeito mútuo é essencial para que conflitos sejam evitados e para que todos consigam viver em paz e em harmonia. Além disso, ao manter uma convivência pacífica com os demais moradores, você terá mais chances de fazer bons amigos.

 

Respeite os horários de silêncio

 

Seguindo a proposta do respeito aos moradores do condomínio, uma das regras que, ao não ser seguida, gera inúmeros conflitos e tumulto nos condomínios é a do silêncio. Diante da rotina corrida e estressante do dia-a-dia, quando chegamos em casa, o que mais queremos é um lugar calmo, tranquilo e silencioso para descansar. Mas, em alguns momentos, também queremos aproveitar o momento de descanso, para curtirmos e aproveitarmos nossa família e amigos, com risadas, visitas e momentos de descontração. E é principalmente nessas horas que a regra do silêncio deve ser levada a sério. Barulhos de conversas, de sapatos nada discretos e de músicas, por exemplo, podem incomodar os vizinhos que querem e precisam descansar, assim como você em outro momento do seu dia. Por isso, o bom senso é essencial nesse tipo de situação. Não é necessário privar-se das atividades que realiza em casa, mas, ao fazê-las, tenha o entendimento de que seus vizinhos não devem (e provavelmente não querem) ouvi-las.

 

Preserve a limpeza das áreas de uso comum

 

Inúmeros estudos comprovam que um local limpo aumenta a produtividade e a motivação das pessoas. Além disso, limpeza é uma questão de cuidado pessoal e com as pessoas que convivem conosco. É por isso que é importante sempre manter o ambiente em que vivemos bem organizado e higienizado. Num condomínio, essa premissa não vale somente para o interior dos apartamentos, mas também para as áreas de uso comum, uma vez que todos os moradores utilizam esses espaços em algum momento do dia. Assim, cuide para não deixar detritos como sacos de lixo, caixas de papelão, móveis e quaisquer objetos espalhados pelos corredores, escadas, elevadores e em outras áreas do condomínio. Ao agir desse modo, você garante não somente o bem-estar geral, como também possibilita que o condomínio tenha uma aparência muito mais agradável e conservada.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *