Ata de condomínio: o que é e qual a sua importância?

Spazio Sustentável: Como fazer Compostagem?
Abril 11, 2018
Valores das multas são reajustados
junho 26, 2018
Exibir tudo

A ata é o documento que reúne todas as informações discutidas nas reuniões. Nela estão presentes decisões, deliberações e delegações de tarefas estabelecidas durante as assembleias do condomínio. A ata deve ser elaborada em toda reunião e precisa ser escrita numa linguagem informal e sem o uso de adjetivos, a fim de evitar a qualificação ou desqualificação de algo ou alguém.

A produção das atas não precisa, necessariamente, ser feita pelo síndico. Caso o condomínio esteja passando por redução de custos, o síndico se responsabiliza pela execução dessa tarefa. No entanto, se o condomínio dispuser de verba, a ata também pode ser escrita por um secretário nomeado para realização dessa tarefa. A transferência de responsabilidade sobre a escrita da ata é possível de ser realizada por essa atividade ser meramente burocrática.

Para os condomínios, a ata é um documento de extrema importância. Pois, como explicado acima, esse arquivo reúne diversas informações referentes à administração do condomínio. A ata tem utilização não apenas como um registro dos acontecimentos das assembleias. O documento, quando registrado no cartório, ganha validade jurídica e passa a servir também de comprovante para todas as contestações que possam surgir.

As atas também auxiliam na otimização dos processos de trabalho das áreas de administração, segurança e estrutura física do condomínio. Para além disso, uma vez que, no documento constam os planejamentos dos projetos finalizados, em execução e em prospecção, esses investimentos são oficializados como o registro no cartório.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *